Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SEJA AUTORAL NORTE ROCK





Quando um grupo de amigos com interesses parecidos resolvem se unir em prol de uma causa justa, é sempre algo digno de todo respeito, principalmente quando esse grupo de amigos tem como principal objetivo divulgar a cena rock autoral de sua cidade sem fins lucrativos, cobrança de jabá ou mesmo propagandas e campanhas para grupos e terceiros, apenas pelo interesse de fazer e o prazer de divulgar os trabalhos das bandas de rock da cidade de Manaus.

Assim surgiu no YouTube o canal AUTORAL NORTE ROCK!
Contando com uma equipe formada pelos amigos Johnny Santana, Paulo Shirokuma, Erick Moreira, Denthash, Keryde Abreu e Jehssy Santana. O canal surge com a proposta única e exclusiva de divulgar os trabalhos das bandas autorais da cidade de Manaus, tendo em vista que toda a equipe já trabalha com eventos e produções de shows no meio underground desde o inicio dos anos 90, quando ainda existiam poucas bandas na cidade, e praticamente nenhum local para shows de rock.

Com a decadência visível do rock nacional como um todo, o sustendo da cena rock depende quase que exclusivamente das bandas underground, e o Autoral Norte Rock surge como uma ferramenta muito importante para que essa cena se fortaleça cada vez mais e se torne sólida, pois como visa a ideologia dos seus fundadores, que têm como objetivo principal incentivar as bandas novas da cidade a comporem suas canções e gravarem seus trabalhos, para que futuramente tenhamos um cenário fortalecido como já acontece em outros estados, onde a cena autoral já é algo concreto.

Com entrevistas descontraídas e uma linguagem simples e direta, os vídeos são sempre gravados e apresentados nos mais diversos pontos da cidade, tendo inclusive apresentações das bandas em estúdio no formato de clipes para mostrar o trabalho da banda entrevistada. Os vídeos são postados aos sábados sempre com um apresentador se revezando e mostrando as bandas dos mais diversos estilos e gêneros do rock, e o legal é que sempre rola um pouco da história do rock mundial e nacional como um todo, pois os apresentadores são exímios conhecedores da história do rock mundial, possuem coleções e artigos das mais diversas bandas do planeta, o que torna as entrevistas ainda mais agradáveis e interessantes.

O canal Autoral Norte Rock não está sozinho nessa batalha, pois hoje o cenário rock autoral já começa a criar uma raiz mais forte, pois desde os blogs que hoje existem, também temos a web rádio Manifesto Norte que logo estará de volta com sua programação 100% de bandas autorais que também surgiu para dar esse incentivo à cena, além da Rádio A Voz das Comunidades 87.9 FM que também tem sua programação voltada para as bandas autorais, ainda contamos com grandes eventos exclusivos para bandas autorais como: CONFRARIA DOS HEREGES, ALIEN NA RUA, VINIL ROCK LIVE, ARTE ROCK E PUTARIA, O SOM QUE ACENDE A LUA, MAMA ROCK, FESTIVAL DE BUBUIA,  FESTIVAL DO PIRÃO, FESTIVAL VOVÓ MAROCA, FESTIVAL ATÉ O TUCUPI e outros que irão surgir esse ano. E todos esses eventos são organizados por produtores independes e pelas próprias bandas, mesmo sem incentivo nenhum de nossa secretaria que insiste em apoiar eventos e bandas que não acrescentam nada para o nosso cenário.

É deprimente receber bandas de peso do rock mundial na nossa cidade e ter que aguentar as mesmas bandas de cover abrindo os shows, ou os eventos feitos pela prefeitura e governo onde acontece a mesma coisa, ou seja, organizam um festival de rock sem nenhuma banda de ROCK pra tocar. Quando digo de ROCK quero dizer bandas que fazem a cena acontecer de verdade, que ralam atrás de shows ou fazem seus próprios eventos, que compõe e gravam seus trabalhos, mas que infelizmente não são reconhecidas pelos membros do conselho, Imagino os integrantes das bandas de rock do cenário nacional que ainda resistem bravamente e que vem tocar em Manaus, devem pensar: “Vamos tocar em Manaus, como será a cena rock de lá?”, aí chegam aqui e tem que esperar no camarim o fim do show de três bandas de cover tocando as mesmas músicas que eles já estão cansados de ouvir. Por isso o Canal Autoral Norte Rock é tão importante para que esse quadro mude, assim como está começando a mudar.

O Canal Autoral Norte Rock conta principalmente com o apoio das bandas autorais que continuam trabalhando e ralando para que a nossa cena resista bravamente, não medindo esforços em aceitar os convites para as entrevistas. Com tantas bandas novas gravando, tenho certeza que muitas entrevistas ainda irão acontecer e a tendência do canal é crescer cada vez mais!

Acesse o canal, inscreva-se e faça parte dos AUTORAIS!








Nenhum comentário:

Postar um comentário