Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

FAZ TEMPO QUE EU OUÇO OS PLAYMOBILS!


Quando digo que a qualidade do rock manauara sobrepuja a falta de incentivo e reconhecimento da mídia local e nacional, muitos acham que falo isso apenas da boca pra fora, ou mesmo tento inventar uma desculpa, e quando bato boca com alguém dizendo que em Manaus não existem boas bandas de rock, eu simplesmente me calo e faço essa pessoa ouvir OS PLAYMOBILS e pronto! Não digo mais nada e a pessoa ouve apenas uma música da banda e já começa a balançar a cabeça, bater o pé e dá um leve sorriso sempre com aquele comentário “poxa muito legal, nem parece que é de Manaus!” 

PUNK ROCK BUBBLEGUM!

No final do ano 2000, os irmãos Carol e Henrique Magnani junto com o seu vizinho e amigo de infância Albenizio Junior, decidem montar uma banda de punk rock bubblegum influenciados pelo rock n’ roll dos anos 60 e o punk rock dos anos 70 e 80, e já de cara os três tinham como objetivo principal criar e tocar suas próprias canções que surgiram aos montes nesse período criadas nas rodas de violão e conversas com os amigos, fugindo desde cedo do estereótipo de “mais uma banda cover da cidade!” que nessa época predominavam após o ostracismo deixado pelas grandes bandas do final dos anos 90, em uma época em que o centro de Manaus respirava rock n’ roll com bares, festas e eventos Underground  numa praça do congresso repleta de tribos urbanas e figuras que foram sendo extintas juntamente com metade da cena daquela época.

Henrique Magnani assume a bateria e os backing vocals, sua irmã Carol Magnani sai na frente com a guitarra e Albenizio Junior encara os vocais e o contra baixo da banda, assim nascia um dos melhores Power trios da cidade, que logo foram ganhando seu espaço no cenário local, tocando em grandes festivais e eventos da cidade e também organizando seus próprios eventos, sempre cheios e prestigiados pelo público sedento por boas músicas.

Em 2006 a banda grava sua primeira demo intitulada “Os Playmobils” com 14 faixas que era distribuída gratuitamente em suas apresentações, a fim de divulgar o trabalho da banda, projeto que deu muito certo e aumentou ainda mais seu público caindo inclusive no gosto do público de outros gêneros do rock que foram curtindo seu som e suas letras, levando a banda a se apresentar em grandes festivais da região. A banda também tem uma produtora independente chamada Push Play produções e são responsáveis pelo projeto Vinil Rock Live.

EU PERGUNTEI AS HORAS FALTAM 15 MINUTOS!

Os Playmobils lançaram o EP intitulado “3X4” em dezembro de 2011 com 5 excelentes músicas que lhes renderam o prêmio de melhor disco de punk rock de 2012 pela web rádio Manifesto Norte, e não é pra menos esse disco é realmente “sensacional” como diria o jornalista Sandro Nine, um disco muito bem elaborado e gravado, exaltando o talento dessa banda manauara expressado em suas influências de bandas como Ramones, Ultraje a Rigor, Tequila Baby, Los Vatos, Roberto Carlos, The Beatles, The Queers e Toy Dolls mesclando o clássico a uma pitada de bandas inovadoras, talvez por isso músicas como ELA AINDA VIVE EM MIM faz você ter um dejavú, pensando “já ouvi essa música em algum lugar!” e esse lugar é o fundo da alma, pois você acaba absorvendo essa música na melodia do vocal de Albenizio Junior, na pegada da bateria de Henrique Magnani e na palhetada "johnnyramoneana" de Carol Magnani. A música FAZ TEMPO mostra o clássico extraído de suas influência no trecho “só o tempo poderá dizer o que irá acontecer...” com o backing vocal acompanhando ao fundo fazendo toda a plateia e os ouvintes cantarem junto o Hoohoohoo! A música CINEMA com a sua pegada punk rock se diferencia pela letra, lembrando muito as composições do rock da jovem guarda do Roberto Carlos “seu namorado traz pipoca e refrigente, seu celular é uma lanterna e eu te vejo distante...” O MAIS IMPORTANTE é uma das melhores músicas de rock que eu já ouvi, e olha que eu ouço e conheço muita música de rock e essa música me faz pirar literalmente, eu não posso ouvi-la se por acaso eu tiver tomando algum remédio forte, tipo um antibiótico ou outro, por que é só ouvir essa música e a primeira coisa que eu faço é pedir uma cerveja bem gelada e gritar “Todo o meu tempo é para você!” ao ouvi-la lembro muito meus antigos namoros frustrados da adolescência quando eu perdia minhas namoradas para o consumismo das roupas, perfumes e passeios forçados ao shopping Center. MEMORIZE termina o disco em auto estilo punk rock Bubblegum com um tecladinho no fundo muito massa!

A banda também lançou o livro RECORTES ÁCIDOS – O ROCK DOS PLAYMOBILS escrito pelo vocalista Albenizio Junior entre 2008 e 2009 num momento em que a banda havia dado uma grande parada nos seus trabalhos, no livro o vocalista conta seus relatos sobre as apresentações da banda em cada noite, as  pessoas, o cenário local e algumas outras histórias , o livro foi publicado pela editora Bartlebee, de Juiz de Fora – MG, pertencente ao ex-baixista da banda Underflow Daniel Valentim.

Em Abril desse ano a banda planeja o lançamento de seu segundo EP intitulado “QUERO VER ATÉ ONDE VOCÊS VÃO” pela gravadora R3 Home Studio e produzido por Rafael Rebelo.

Para conhecer melhor o trabalho da banda basta acessar o  endereço da banda nesse link:

 detalhe, adivinhe que música eu estou ouvindo agora com uma cerveja do lado?










Um comentário:

  1. Os Playmobils é o power trio mais energético do punk rock amazonense! Parece suave e fofo, mas engana-se quem acha que é só isso. Muito sucesso para todos! Na caminhada e luta em prol do cenário independente, nem preciso dizer que podem contar comigo sempre!

    ResponderExcluir