Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

segunda-feira, 18 de março de 2013

É ROCK? ENTÃO VAMOS DE CATRAIA ROCK!



Em meados de 2010, com a cena rock manauara tentando engatinhar novamente após o período áureo do final dos anos 90, eis que surge uma banda que já chega logo caminhando em direção ao palco com guitarra na mão, baixo empunhado e bateria a postos, prontos para tocar o bom e velho rock n’ roll, eu estou falando da banda CATRAIA ROCK!

CATRAIA ROCK NA VEIA CABOCLO!

CATRAIA! No nosso dicionário significa “pequeno barco tripulado por um homem” no nosso movimento significa “grande banda com músicas do caralho!”, pois é a única maneira de descrever a banda que conta nos vocais com Zelito Jacob, nas guitarras Carlos Paiva e Jean Carlo, no baixo Huggo Sena e na bateria Tonny Peixoto. Grandes músicos em perfeita harmonia tanto nas letras da banda como em sua musicalidade influenciada por bandas como Titãs, Plebe Rude, Legião Urbana, Garotos Podres, Iron Maiden, Black Sabbath, Dead Kennedys e Radiohead.


A banda surgiu com a intenção de fazer músicas próprias e reunir os amigos para fazerem e curtirem o bom e velho rock n’ roll, com forte referência dos anos 80. Com suas guitarras distorcidas, baixo pesado e agressivo, bateria potente e acelerada e com um vocal melódico e ao mesmo tempo inebriante fazem o som da banda soar mais hardcore, o que acabou atraindo uma nova levada de fãs que curtem suas letras, estilo e suas performances ao vivo, sempre com muita empatia para com o público e entrega ao extremo.

As letras da banda falam sobre as situações marcantes do conflito social, amor verdadeiro e complicado, política, modo de vida e trabalho. A banda já fez shows em bares como Sherlock Holmes, Quiosque Beer e Felakuti, assim como nos festivais de música da FUCAPI, Banquete dos Mendigos e no Dia Mundial do Rock realizado no Parque dos Bilhares em Manaus, onde tive o prazer de ter visto pela primeira vez a banda ao vivo, e o que eu posso dizer é que essa banda É FODA! Músicas como BAD TRIP fazem você entrar na roda de polgue automaticamente, pois quando dei por mim, tava pirando com os malucos e só entendia o trecho que dizia “sete chaves do meu peito, o meu desespero...”. Eu só cantava esse trecho e pirava no huuhuuhuu... Simplesmente foi um dos melhores shows de banda autoral que vi nos últimos tempos, e desde então me tornei mais um dos fãs da banda.

Além de BAD TRIP, músicas como CÉU CINZENTO “são três dias que valem por trezentos, vou falar a verdade pra vocês, durante a semana de um céu cinzento o destino de trezentos nas mãos de três!” referindo-se a um líder de uma fábrica ou empresa que tem que preparar o investimento do ano inteiro defendendo seu orçamento. Temos ainda a música DESEQUILIBRAR, numa batida bem punk rock anos 80, com uma quebrada no meio da canção onde o baixo faz uma introdução venenosa para uma entrada de hardcore “você não pode me cheirar, você não pode me amar só o que eu quero vou desequilibrar” a roda de polgue abra na hora! Tem ainda a música de protesto DOUTRINA DESESPERO falando sobre o descaso social, as mães solteiras criando seus filhos pelas ruas e a opressão policial “18, 10, 2!”. MON AMI numa levada mais poética de letra forte e reflexiva, SÓ QUERO IR PRA CASA tentando fugir de tudo sair da prisão interna e fugaz, o CACHORRO E A GATA que eu descrevo como uma música genial , que se encaixa aos bons e velhos namoros de maluco e paty, bêbado e careta, num tom sarcástico e muito hilariante gostosa mesmo de se ouvir e muito bem elaborada “sou seu cachorro você e a minha gata” nem digo que seja uma música de duplo sentido, mas sim, um triplo sentido bem escrito descrevendo os preconceitos sociais que  infelizmente ainda existem em nossa sociedade em relação a statos,  nome de família, classe ou mesmo cor, e Além de todas essas músicas a banda ainda tem uma versão incrível da música BEIRA MAR do cantor Zé Ramalho, Ouvi a primeira vez no programa RUÍDO do meu amigo Rojefferson Moraes pela rádio Manifesto Norte, e pirei junto com alguns amigos que estavam comigo ouvindo o programa, a música simplesmente ficou perfeita que nem parecia uma versão e sinceramente até o Zé Ramalho se um dia ouvi-la vai dizer que a música é da banda CATRAIA e  foi ele que fez a versão.

A banda atualmente tem um CD demo gravado com 13 músicas e um vídeo clipe de “UMA FOTO” uma das música de trabalho da banda. Você também pode ouvir algumas músicas no endereço http://www.myspace.com/catraiarock e curtir a página da banda no facebook  CATRAIA ROCK e acompanhar a agenda de shows dessa que é uma das melhores bandas do rock manauara da atualidade, desamarrem a catraia e vamos atravessar o rio e cair no rock!





3 comentários:

  1. A cidade sedenta de bandas precisa ainda mais de festivais, e bandas como Catraia lembram uma época do caralho em Manaus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer isso ainda vai explodir em Manaus! obrigado jalna!

      Excluir
  2. Acretitem essa banda é D+....CATRAIA na veia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir