Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O ROCK ESSENCIAL DA BANDA ESSENCE


A banda ESSENCE é o maior exemplo de que o rock amazonense tem sim espaço na cidade, competindo e sendo valorizado pelo público local, sempre tocando suas músicas próprias que são cantadas em coro pelos fãs e até mesmo por aqueles que desconhecem a banda.

A primeira vez que ouvi uma música da ESSENCE na rádio, eu juro que eu fiquei muito feliz, até por que eu já tinha o cd da banda e conhecia a música, “garota complicada” eu estava indo pro trabalho e a música tocou na rádio, ali naquele momento eu achei sinceramente que esse seria o primeiro passo para os trabalhos das bandas locais serem finalmente reconhecidos... Pena eu estar errado, assim como muitos outros também se enganaram.

No mesmo dia que ouvi a música no rádio, liguei para minha esposa que na época ainda era minha namorada e pedi pra ela deixar passar meia hora e depois tentasse ligar pra rádio dizendo que ouviu uma música chamada “garota complicada” e gostaria de pedi-la, então ela fez tudo certo como o combinado, nossa intenção era divulgar ainda mais a música, pena que quando conseguiu falar e pedir a música ouviu a seguinte resposta da atendente da rádio.

- parem de ficar ligando pra cá, sabemos que você é  amiga ou faz parte da banda, peça outra música ou então não ligue mais!

 Minha esposa ficou toda errada, e quando me contou isso tudo eu saquei o que acontecia de verdade nesse maldito mercado de rádios e gravadoras, aconteceu comigo também quando liguei pedindo amanhecer dirigindo; Luciana e outras músicas de bandas da terra, não se espantem com essas bandinhas que tocam na rádio todos os dias, são na grande maioria favorecidas ou então pagam o famoso “jabá” para terem suas lindas cançõezinhas choradas tocadas.

Fora esses boicotes das rádios e gravadoras, ainda existem um bando de adolescentes e roqueiros alienados que não respeitam o trabalho de bandas como a ESSENCE pelo fato de tocarem músicas um pouco mais comerciais, e esses mesmos alienados adoram ouvir legião urbana, capital inicial e outras bandas do mesmo gênero, então por que esse desrespeito?

Muitos não sabem, mas o rock também é uma forma de alienação, pois o verdadeiro amante do rock ouve tudo o que deriva do rock, respeita as bandas que abriram as portas, que criaram e que morreram pelo rock, esses sim entendem o significado do rock, mas quando a pessoa se torna alienada, elas entram para essas ditas tribos urbanas e acabam usando rédeas sem perceberem, achando-se cheias de atitude.

O rock da banda ESSENCE é importante  para nossa cultura, a banda em si merece todo o respeito do público rocker da cidade, pois quem não viaja ouvindo RAINY DAY ou então me digam que garota apaixonada não se torna uma GAROTA COMPLICADA, existe a mais pura verdade no trecho do verso “já faz um tempo e ninguém mais falou de amor...” da música DIAS DE GUERRA. Eu respeito pra caramba as composições da banda ESSENCE, e não vejo diferença nenhuma para as bandas do eixo Rio-São Paulo, a não ser nas oportunidades recebidas e pelo reconhecimento local que aqui ainda é pouco valorizado nas noites da cidade, onde o forró comanda as casas noturnas e  a grande maioria dos bares de rock dão prioridade às bandas que vivem tocando couver de outras bandas, o que eu acho perda de tempo, ainda mais quando essas mesmas bandas fazem shows para comemorarem anos de estrada tocando música dos outros, eu não teria nenhum motivo para comemorar isso, ao contrário de bandas como a ESSENCE que até hoje lutam contra esse impropério anti-comercial que ainda enche a mente dos empresários da noite.

É como se a mídia local insistisse em querer mostrar nossa cultura somente como boi-bumbá, índios e encontro das águas; depois quando acontece algum novo episódio como no caso do baterista semi-analfabeto daquela bandinha RESTARDADOS o povo fica revoltado e indignado.

A banda ESSENCE já representou o nosso estado nos maiores festivais de música do país, isso é motivo de orgulho para todos nós, verdadeiros amantes do Rock  n’ Roll local.
A banda acabou de lançar seu mais novo DVD, foram batalhas e lutas infinitas para finalmente acontecer  seu lançamento, e novamente com um grande show aberto ao público. A guerra mais um vez foi vencida, desejo a banda ESSENCE todo o sucesso de público e critica nessa nova jornada, e que continuem fazendo suas músicas entrarem em nossas mentes  para que o Brasil conheça o essencial do rock manaura que nunca desiste, pois a ESSENCE permanece!










  

5 comentários:

  1. belo artigo, realmente devemos ouvir e dar mais valor as bandas locais, a Essence é o exemplo mais forte do talento das nossas bandas, valeu!

    ResponderExcluir
  2. adoro garota complicada, desde a primeira vez que você me mostrou quando ainda namorávamos, falou tudo amor, que a Essence continue nos brindando com belas músicas.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Post! Desde 2002 acompanho a Essence, muito bom ver o talento dessa Banda reconhecido!
    Seguindo seu Blog, da uma passadinha no meu e segue la tbm... www.jeitolunatico.blogspot.com

    Beijaum!

    ResponderExcluir
  4. A SOLUÇAO MAIOR PRA FAZERMOS ESSE ROCK SER OUVIDO PELO BRASIL A GENTE SE UNIR UMA PARTICIPAR DO SHOW DO OUTRO ASSIM UNIR OS PUBLICOS ASSIM EVITA QUE OS DONOS DE CASA DE SHOWE DIGAM NAO PRA GENTE NAO PRECISAMOS DE SAO PAULO PODEMOS FAZER ISSO AQUI MESMO COMO DIZ O BRANCO VCHEGA DE ESTRELA

    ResponderExcluir
  5. Cara, o som da Essence é muito bom. Agora, essa dificuldade que os artistas amazonenses sofrem é algo muito além das barreiras das rádios, tvs, jornais, etc.. Tem algo mai or chamado mercado. É o mercado que manda!!! e o mercado, como você mesmo comentou, tá mais ligado a ouvir forró e também o que eu chamo de "pagonejo". Nada contra esses ritmos. Só acho, como vocês já comentaram, que a galera local deveria valorizar mais nossos artistas, afinal de contas OS CARAS SÃO MUITO BONS.
    E à banda ESSENCE, fica um recado:
    ATIVA O SITE WWW.ESSENCE.COM. No facebook, myspace, etc., já tem um espaço legal, mas o site é o melhor ambiente para registrar tudo sobre a banda!!

    ResponderExcluir