Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O ROCK CABOCLO DA BANDA OS TUCUMANUS

Quando se fala em som amazônico, temos logo em mente o boi-bumbá, o carimbó e agora o forró, ritmos culturalmente de grande importância para a musicalidade da região norte, já que além de tudo, esses ritmos sempre tiveram espaço na mídia e público fiel nas casas de shows da cidade.

Talvez esse ciclo agora tenha uma nova jornada, pois tenho certeza que daqui a alguns anos essa mesma safra musical será dividida em dois períodos, ou seja, antes e depois dos TUCUMANUS. Vai ser muito difícil explicar a musicalidade regional sem citar essa banda de rock amazônico que mistura algo do tipo mutantes levado para a bossa nova, com uma pitada de secos e molhados, samba rock com a sonoridade dos raízes caboclas, letras bem típicas dos temas atuais e regionais escritos em perfeita harmonia poética de extrema sensibilidade.

Vemos um novo movimento regional surgindo às margens de todo o sistema fonográfico que não se cansa de promover e procurar pelas famosas bandas de partinhas, ou novas beldades com vozes afinadas enquanto não se descobre algo diferente, assim como no movimento manguebeat de Chico Science, mundo livre S.A e tantas outras bandas do nordeste, eu acredito que o movimento do momento seja essa mistura que os Tucumanus fazem de maneira bem peculiar e extraordinária, que aos poucos vai ganhando espaço na cidade.

Nunca ouvi uma música que fale do incesto de maneira tão verdadeira e cômica como O BOTO, fazendo uma mistura que envolve lendas regionais com as estatísticas no aumento da violência doméstica acobertadas pela ignorância daqueles que não tiveram oportunidades e continuam presas aos mitos, PALAFITAS é outra música que faz qualquer um se levantar e sair dançando no meio do salão, sem tirar em nenhum momento a letra da mente “quem quer comprar palafitas de frente pro rio, nos períodos das chuvas de abril...” quem não ri ao ouvir ou mesmo se imaginar chegar ao self-service e pedir ACARIBODÓ isso é totalmente hilário, e na parte de declamo ainda passam a receita do pirão, nossa! É de uma criatividade espantosa em perfeita sincronia.

Fora o sarcasmo da banda, vemos em músicas como O JARDIM a verdadeira poesia marginal intelectual da banda anexada à completa mistura de influências que distanciam e aproximam ao mesmo tempo, “chegou cansado, nem teve a lembrança de olhar o seu jardim...” retratando a solidão do homem moderno endividado em pensamentos e desejos inalcançáveis, frustrado pelo amor não correspondido, tendo no desejo de vingança o último suspiro de vida, esse é o drama de quem vive numa capital cercado por todos os lados, mesmo achando que é livre.

A banda Tucumanus sem dúvida é a melhor descoberta do cenário regional na atualidade, já que as repetições de estilo causam tédio demais, difícil você encontrar algo novo que te surpreenda, como aconteceu há muitos anos atrás quando descobri espantalho, platinados, chá de flores, olhos imaculados e outras bandas. Depois desses pioneiros do rock regional achava que não surgiria mais nada de interessante, a não ser esses moleques de moicano que ficam berrando, ou agora aqueles moleques de partinha que cantam chorando, e derrepente surge os Tucumanus com seu rock caboclo de peso harmônico que através de suas letras e músicas conseguem transformar algo utópico em esperança para o nosso cenário tão escondido e desprezado pela grande massa da cidade, que ainda não sabem dar crédito aos valores da terra, mas que têm coragem de pagar até 500 reais para um show de meia hora de outros artistas que ainda vão embora falando injúrias da cidade.

A distância não deve jamais ser tida como um limite, principalmente quando se trata dos nossos sonhos! Esse exemplo de criatividade ou loucura como muitos podem chamar, é a prova real de que nossas idéias ainda movimentam o mundo, com o som dos tucumanus é a mesma coisa, ou como diria Bob Marley “a música quando bate você nunca sente dor!”

Se você deseja fazer uma verdadeira viajem pela nossa cultura, pode baixar as músicas da banda ou o disco todo no 4shared, OS TUCUMANUS REGIONAL EXPERIMENTAL, eu tenho certeza que será uma viajem divertida em todos os sentidos que você possa imaginar, mesmo estando você sentado no sofá tomando uma gelada, ou principalmente num show ao vivo para você pular e dançar ouvindo o melhor do som regional, OS TUCUMANUS.


8 comentários:

  1. valeu meu camarada! sinto-me lisonjeado e muito grato com o seu texto. Iniciativas como essa aí nos motiva a seguir em frente e caprichar cada vez mais pra não deixar a peteca cair!!! hehehe grande abraço!!!
    Denilson Novo - Os Tucumanus

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocada cada palavra nesse texto maravilhoso, que só confirma o que penso:Os Tucumanus é algo novo e bom de descobrir, e principalmente sabendo que todo esse talento é de casa, da nossa querida Manaus.Muitas vezes tão carente de incentivos e apoio para continuar, e seguir em frente com projetos tão bons como é o caso da banda...Os Tucumanus!Bora lá cabocada valorizar a cultura amazônica,hehehe!!!

    ResponderExcluir
  3. Vo mermo !!!
    Muito bom o texto! Acompanho as bandas manauaras desde os anos 80, e digo com convicção que a Tucumanos é a mais original de todas, sem desmerecer nenhuma delas, até porque a Platinados foi muito foda!
    Mas a Tucumanos me trouxe o orgulho de mostrar um cd regional em outros estados. Tamo junto, ou seja, To cus manos.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo texto e pelo gosto musical, tb acho que eles se destacam no cenário musical do Amazonas. Eu preferia a primeira formação da banda, mas é muito bom tê-los de volta!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto meu querido de abrangência total de tudo o que esses caras representam pra nós e pra nossa identidade cultural.
    Eles são mesmo incríveis e vc soube captar a essência dessa Maravilhosa Banda.
    Grande bjo.

    ResponderExcluir
  6. melhor do que ouvir o CD que pode ser baixado pelo 4shared, eh comparecer aos eventos que eles fazem... a banda ao vivo eh de nao deixar ninguem parado, e ao mesmo tempo completamente suados! hahaha
    Os Tucumanus, basta ouvir a primeira vez... e tu nunca mais come um "churrasco de gato" sem cantar a musica! ;)
    :*

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo o texto!

    Posso dizer sem dúvidas que essa foi a melhor descrição que eu já vi da banda! Parabéns pelas palavras Sheldowt e parabéns a todos que contribuíram direta ou indiretamente para realização desse trabalho e que continuam incentivando a cultura amazônica!

    Grande abraço!

    Adrianne Pacheco

    ResponderExcluir
  8. e ai brother,to passando aqui pra deixar meus comentarios fala pra galera da umolhada la nos videos,valeu que estao no yotube http://www.youtube.com/watch?v=sVO5Q9r2riQ se puder comenta no meu blog tanbem vou e adicionar valeu manao da um lenbrada na dexter se for possivel

    ResponderExcluir