Rádio Manifesto Norte - O espaço da musica independente.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEM MEMÓRIA

SEM MEMÓRIA
Hoje fazendo uma pesquisa pela cidade, percebi que nossa história é linda, Mesmo não tendo o merecido respeito. Primeiramente pela nossa própria cultura ridicularizada por nosso complexo de inferioridade nortista que faz a grande maioria da cidade se tornar fã de outras culturas e novos hábitos  que eu acho repugnante.


Manaus era linda demais!


Nas fotos e vídeos vemos como a Paris dos trópicos era imponente em meio à selva, com sua vestimenta herdada do velho continente, mas com o requinte caboclo de nossos homens fortes e esbeltos e com lindas morenas de pernas grossas e quadril largo super definido.


Não é possível que nas escolas municipais e estaduais não falem disso com a verdadeira importância, mostrando apenas pequenas passagens sem grande êxtase para os alunos acostumados às aulas sem graça de professores desmotivados, sem aparato necessário para darem uma verdadeira aula sobre nossa história que é linda e muito interessante.


Os prédios imponentes da época hoje servem de abrigo para catadores de lixo e para os viciados do centro da cidade, isso quando não são demolidos pelo governo ou por algum outro órgão capitalista que destrói tudo em beneficio próprio, sem se preocupar com a nossa história destruída por mais um projeto de habitação que serve para o conforto de poucos ex-moradores dos igarapés contaminados por eles próprios e que logo mais também vão poluir todo esse trabalho de revitalização dos igarapés futuramente, como já está acontecendo.


Sem memória fica difícil projetar o futuro, adoro os gringos que vem por aqui tirar fotos da Manaus moderna, do mercadão, da escadaria dos remédios sem se importar com o tremendo fedor de lixo que entope as ruas e as calçadas, eles sim são verdadeiros turistas. Manaus precisa urgentemente resgatar sua memória, isso só depende do seu povo que precisa aprender a dar valor a sua cultura, tanto na escrita como na música, nas artes plásticas enfim, de tudo que nasce da nossa região tão imponente no cenário nacional, hoje jogada aos restos de tradições adotadas de outros estados e principalmente de outros países.






4 comentários:

  1. Realmente, um povo que não tem memória...Não tem história. Parabéns pelo texto. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por prestigiar meu pequeno espaço, abraços!

      Excluir
  2. Para mim,aqui do Sudeste --- e creio que para muitos! --- Manaus nos encanta pelo seu mistério...
    Não deveria ser,no entanto, pelo "mistério"...
    O mistério a que aludo é oriundo de uma tendência dos "grandes" da comunicação de só destacar para nós, do sudeste, o nordeste, esquecendo-se do Norte, bem como de outras regiões.
    Mesmo assim, Manaus, para nós, é algo fascinante, quase inatingível. (E muito!).

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela sua visão da minha região meu amigo, e como disse antes, estaremos de braços abertos para receber sua visita em qualquer dia, pra gente tomar uma caldeirada de tambaqui com um copo gelado de suco de cupuaçu rs rs rs abraços amigo!

    ResponderExcluir